sábado, 1 de setembro de 2012

Sonhos que se realizam

Cuidado com o que se deseja quando se é criança pois pode se tornar realidade. 

Claro que qualquer sonho que você tenha, em qualquer idade, pode se tornar realidade, basta correr atrás. Mas sempre achei os sonhos de criança diferentes. Quando somos adultos, nossos sonhos são mais conscientes, mais racionais. Você sonha em ir para Paris, por exemplo, porque conhece um pouco da história, da cultura, da paisagem, ou seja, você já tem uma noção do que vai encontrar por lá. 

Mas quando se é criança, os sonhos são diferentes, inconscientes. Tenho uma priminha que aos 7 anos dizia para todo mundo que um dia ela ia morar na Itália. Era sempre Itália, Itália, Itália. Quando a gente perguntava por que raios Itália, ela nunca sabia dizer. Provavelmente ela ouviu alguém falar, ou viu em um desenho animado. A questão é que ela não conhecia a Itália, mal sabia que era um país, não tinha idéia do que encontraria por lá, simplesmente Itália. 

É por isso que eu acho os sonhos das crianças interessantes. Eles não tem nenhuma lógica, pelo menos não que nem a dos adultos. E são justamente estes que podem se tornar realidade, assim, por acaso. Foi o que aconteceu comigo, e até agora ainda estou meio incrédula.

A primeira vez que ouvi falar da Bélgica eu tinha 10 anos. Era ano de Copa (98) e eu resolvi ver um jogo. Entrou em campo um país, seguido pela "Bélgica" - disse o narrador enrolando bem a língua para pronunciar o L como L e não como U. "Bélgica" eu repeti. Gostei daquele som. "Bélgica", ficava repetindo, achei um máximo. 

Foi assim que fiquei sabendo da existência desse país. Desde então sempre que alguém mencionava algo da Bélgica eu prestava atenção. Memorizei as cores da bandeira, descobri que ficava na Europa, entre França e Holanda, que eles tem um "Atomium" que é a Torre Eiffel deles, que os alemães levaram um dia para cruzar o país, que lá se falava um tal de "Flamengo". 

Oi? Pois é, achei estranhíssimo, que raios os pássaros flamingos tinham a ver com aquele país? De repente eram nativos de lá, vai ver era o símbolo do país... Só bem mais tarde fui entender que o tal do "flamengo" é flemish, que na verdade é holandês. Cada coisa que passa na mente das crianças né? Enfim, vivia dizendo para a minha mãe que um dia eu moraria na Bélgica.



Mas o tempo foi passando, fui aprendendo que o mundo é grande, fui ficando com vontade de conhecer muitos outros lugares e praticamente esqueci daquele país.

E foi assim, também por acaso, que a Bélgica cruzou o meu caminho de novo. Foi por acaso que resolvi estudar francês, nunca tive interesse pela França, resolvi aprender a língua apenas para aprender a ler e pronunciar corretamente palavras como "beaucoup", "reçois" etc... (Eu estava na faculdade e era obrigada a ler muitos textos em que apareciam palavras francesas, e eu não sabia pronunciar). Foi, também por acaso, que encontrei a família na Bélgica. Quando eu criei meu perfil no site, procurei famílias em qualquer país que falasse francês, a Bélgica nunca foi prioridade, na verdade eu me focava mesmo na França. Mas aconteceu, a mágica se deu com uma família da Bélgica, e ainda por cima de Bruxelas. 

Quando eu tinha 10 anos, eu nunca imaginei que um dia, de fato, conheceria aquele país tão legal de pronunciar. 14 anos depois meu sonho de criança vai se realizar, assim, totalmente ao acaso. E é por isso que eu acho os sonhos de crianças interessantes. Eles não tem lógica, mas costumam se realizar. 


E você, com o que sonhava quando era criança? Cuidado, pode ser que se realize. 

4 comentários:

Jeh disse...

Eu já não era tão criança, mas qd entrei no inglês com 10 anos eu falei: um dia vou rodar a Europa!
E com essa mesma escola fiz meu 1º intercâmbio em jan/2005!rs


beijosssss
(olha o novo gadget que eu coloquei no meu perfil! Tem vc la! =D)

Lo disse...

Tata, a Belgica é linda, vc vai gostar também! Aproveite os ultimos instantes em casa porque os dias estao contados :)

Anônimo disse...

Me identifiquei muito com esse post. Sempre achei isso também. Quando eu era muito pequena, meus pais viajavam para Europa quase todo ano, em congressos de engenharia e turismo. Iam para vários países. Por algum motivo, minha prima se encantou com a torre effeil e se tornou o sonho da vida dela visitar Paris.
Já eu não dava a mínima para Paris. Me lembro que ganhei uns brinquinhos de tamanquinhos holandeses. E vi fotos de flores e moinhos. Por algum motivo aquilo me chamou a atenção. E comecei a falar que quando fosse viajar eu iria para a Holanda. Lembro que umas 3 vezes meu pai acabou me levando para Holambra (uma cidade perto de Campinas-SP) e achava aquilo tudo tão lindinho. Depois também esqueci de tudo isso. E no fim, vim para na Holanda, queria estudar fora, e acabou surgindo uma oportunidade em Amsterdam.

Unknown disse...

Olá,


Adorei o Post, quando fiz 12 anos minha tia foi morar na Bélgica, logo eu que nem sabia se era um país ou um estado, ahushauhsu... Bem, no final do meus 12 anos eu vi um festival chamado TOMORROWLAND que fica na Bélgica em Temse. É Fiquei apaixonado pelo País e pelo festival é claro, e desde do meu 12 anos procuro fazer de tudo pra mim ir a Bélgica, tudo mesmo.. já fiz curso de Inglês com 13 anos ( Fiz com toda a vontade pensando que ia quando acaba o curso rsrs' ), e com 15 anos fiz um curso básico de Francês. Hoje com 16 fico triste de saber que repeti 2 anos escolares na minha vida, e com esses 2 anos já poderia está na Bélgica.. Nem gosto de lembrar, entre tanto, desde de 2012 venho fazendo prova, prova, só pra tentar entrar rápido em qualquer Faculdade para tentar fazer um semestre na Bélgica, em Liége, ... esse ano estou fazendo 1 e 2 ano e o meu sonho ainda não acabou e com certeza não acabará, Certamente veremos na Bélgica se DEUS quiser!

Abraços!
Lembranças,