sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Inverno

 Bélgica, ô terrinha gelada! 



Antes de vir para cá, eu fiz muitas pesquisas sobre esse país, uma delas foi sobre o inverno, claro. Li em muitos lugares e ouvi muitas pessoas me contando, que aqui não costuma nevar muito, que o povo não está preparado para a neve, etc, etc... Fiquei um pouco desapontada, devo dizer, mas também achei esquisito, afinal a Bélgica fica do lado da Alemanha, praticamente na mesma altura da Inglaterra, e neva nesses países. Não faz sentido!

Acho que como muitos brasileiros, eu cometia o erro de achar que nevasse em toda Europa, mas fiquei bem surpresa ao descobrir que é meio raro nevar em Paris por exemplo, que a Espanha (por esses lados) é conhecida como a terra do sol, onde se acham as melhor frutas.

Entrevistando belgas, descobri que ano passado só nevou duas vezes aqui na capital. Eles me disseram também que normalmente neva bastante na região sudeste (ou seja, perto da Alemanha e de Luxemburgo), que lá tem vezes que chega a um metro de neve. E que quanto mais perto do mar e da Holanda menos neve você verá. Algumas pessoas mais velhas também me contaram que no tempo delas (lá pros anos 50, 60) sempre nevava, e muitas vezes chegava a um metro de altura (acho que o aquecimento global está mesmo modificando o clima), e que é normal as temperaturas chegarem a -15ºC.

O fato é que ainda me restam dois meses de inverno. O primeiro mês nevou duas vezes e depois as temperaturas subiram para 10ºC (gente, isso é quente viu...). Mas agora, nessa semana, a coisa ficou feia, os termômetros baixaram para -8C. E -8 é muuuuito frio, pelo menos está tudo branquinho lá fora. 


Mas deixa eu dizer uma coisa para vocês, -8 é muuuito frio. Imagine que a 10ºC você sai de boa na rua com um casaquinho de lã e uma jaqueta, a 0ºC você já precisa usar casaco de neve, cachecol e sapatos quentinhos. Agora a -8ºC é impossível sair sem luva, sem palmilha e meia calça térmica, sem gorro ou faixa para a orelha. Uma vez eu sai para tirar fotos sem a minha luva e a minha mão começou a ficar vermelha, dura, eu mal conseguia dobrar meus dedos. Chega a um ponto em que você não os sente mais, como se estivessem anestesiados, naquele dia não teve jeito, tive que tomar um chocolate quente. 

Minha obra-prima

Vista do meu quarto


Parque perto de casa

caminho para o metro

5 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Tata! Meu nome é Livia e estou acompanhando seu blog que, como já disse ontem, gostei muito pelas informações e dicas e também pela sua forma de escrever e simpatia. Quanto ao post de hoje, que frio é esse??? Comparando com a dormência que dá na mão quando limpo o congelador da geladeira, imagino como foi você ficar sem luvas lá fora...rs As fotos ficaram lindas e deu pra ver que caiu bastante neve. A do boneco de neve parece cartão de natal...rs Gostaria de te fazer uma pergunta. Para dirigir aí, além de tirar a carteira de motorista internacional ainda é preciso levá-la para a legalização no consulado e no Itamaraty? Desde já te agradeço pela informação. Um abraço, Livia

Tábata disse...

Mals a demora pra responder...
Que eu saiba nao precisa legalizar a carta nao, eu tirei a internacional (so pedir no detran), uso ela assim, espero nao ter problemas... Mas a carta internacional vem escrita em sei la uns 6 idiomas...
Te respondo mais em breve, preciso ir

Anônimo disse...

Obrigadinha por responder. Eu fiquei sabendo que quando a pessoa está morando na Bélgica tem que transformar a carteira internacional em carteira belga. Nesse caso, a internacional só serviria para turista dirigir (mas a informação não é muito segura porque quem me disse também não tinha certeza). Enfim, ainda preciso confirmar isso. Você está gostando do curso de francês? É do tipo que indicaria? São três horas de aula? Quantas vezes por semana? Não repare na quantidade de perguntas, mas é que a cada dia que passa a minha ansiedade aumenta e quero saber mais coisas...rs rs Abraço, Livia

Anônimo disse...

Olha, você aumentou a frequência de posts consideravelmente, hein?
E as fotos ficaram lindas! Quando você menciona mãos semi-congeladas quase gangrenando, tudo que me vem em mente é o congelador. Mas esse gelo não se parece em naaada com o gelo do congelador, parece algodão doce. :)
Ah, no post anterior eu havia feito uma pergunta sobre agências, mas é que não tinha visto seu post sobre o assunto... e uau, que coragem! aliás, coragem é parte obrigatória do vocabulário da au pair, né, porque por mais que você premedite as coisas, imprevistos sempre surgem. mas em relação a aventura com a mãe psicopata, você acha que isso poderia ter sido evitado se você tivesse uma agente?
Você podia falar mais sobre as pessoas daí, né? De preferência sobre algum date, caso não considere pessoal demais pra compartilhar assim. É que sempre bate aquela curiosidade, por mais que homens sejam apenas homens em qualquer endereço. hahaha tudo de bom pra você aí! beijos.

Tábata disse...

Acho q a palavra mais importante pra uma au pair eh paciencia! haja viu! hahaha...
(Mas vc acaba se descobrindo mais forte, corajosa e principalmente aprende a se virar mtooooo sozinha!)

Qnto a dates, rs, falaria se tivesse algum? me da seu email, q tal? posso te escrever por la