sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Tram

Trams! Como prometido... (Dica: pronunciem este "M" bem forte, se não os francófonos vão pensar que vocês estão dizendo "trem" (train).

Tram na cidade de Gent
O famoso traM nada mais é do que um bonde. Um bonde moderno, claro, todo fechado porque aqui faz frio. O que acho curioso sobre o tram e a cultura européia é que as estações de tram são abertas, quer dizer, você não passa por nenhuma catraca para entrar no tram. As máquinas para colocar o bilhete ficam dentro do próprio tram e não existe nenhuma catraca dentro como os onibus no Brasil, não não, você simplesmente entra e se quiser põe o bilhete na máquina. Ou seja, se você quiser você pode andar de tram na faixa, mas o povo aqui sempre respeita, fico boba! Sempre penso "jamais no Brasil".  

Já no metro existe catraca (está mais para uma porta de vidro, como nas estações da linha amarela de Sampa), mas você pode entrar no metro usando os trams que fazem conexão, ou seja, é possível andar de  metro de graça também. Mas é arriscado! A multa está por volta de 80 euros, o bilhete sai por volta de 2. 

Confesso que já andei de metro e tram de graça (quando eu ainda não tinha a minha carteirinha mensal), e vou dizer que fiquei com o coração na mão o trajeto inteiro, sempre verificando se não entrava nenhum guardinha, até que descobri que o controle é diferente. Aqui, quando eles querem verificar se o povo pagou, ao invés de exigir o ticket dentro do metro (como fazem no trem - que aliás também dá para andar de graça e também já fiz), eles ficam aguardando as pessoas nas saídas do metro, assim não tem como escapar. (Você pode ler mais sobre essa forma de controle nesse outro post: Passagens, por favor!)

Mas como eu ia dizendo... O que eu acho mais curioso sobre o tram é que ele faz praticamente parte do trânsito da cidade. Quer dizer, em algumas locais os carros e os trams têm que partilhar a rua, mas na maioria das vezes os trams têm linhas à parte, separadas por calçadas. Mas tram tem que respeitar sinal vermelho.

O bacana de andar de tram é que você vê a cidade, já que na maior parte do trajeto eles andam na superfície. A parte ruim é que, por andarem na superfície, a velocidade é bem baixa, então se você estiver atrasado e puder escolher entre tram e metro, sem dúvida, pegue o metro.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do post! Tudo sobre a Bélgica me interessa e estou aprendendo bastante. Abraço, Livia

Anônimo disse...

Oi menina! Aproveita muito porque todas as fazes passam muito rapido, mais adiante vc vai se divertir com esses acontecimentos. Desejo sorte, saude e felicidades. P.S. Sei que nao eh facil estar em um pais distante, longe das pessoas queridas, mas, tudo eh valido como experiencia. marcia

Anônimo disse...

Tram é uma abreviação do inglês tramway e que quer dizer bonde em português.

belo post, valeu! abraços.

Nora