terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Quer dirigir na Bélgica? Atenção!

Se você está pensando em vir para a Europa e quer dirigir, se prepare! Por que? Vamos lá...

A primeira coisa que você deve saber é que carro nunca tem prioridade, nunca. Ok ok, não posso falar da Europa toda. Mas aqui na Bélgica é assim: a prioridade é sempre do pedestre. A regra é: se o pedestre surge do nada e quer atravessar, você deve parar, estando ele na faixa ou não (e se você não parar, eles te xingam). Ok ok, se ele não estiver na faixa não é a sua obrigação parar, mas quem é que não para?

Em seguida, é o ciclista que tem prioridade. Aqui em Bruxelas, ciclovia é uma coisa nova (existe faz pouco mais de um ano), então nem todas as ruas têm ciclovias ainda. Ou seja, você pode topar com uma bicicleta no meio da rua a 0km por hora, adivinha, você terá que respirar fundo e andar a 0km por hora também, até conseguir ultrapassar.

Depois vêm onibus e tram. Sempre, sempre os deixe passar, ou é multa na certa.

Existe uma certa regra quando se vai dirigir que nós, brasileiros, tendemos a esquecer, aliás, acho que a maioria dos motoristas brasileiros nem sabem que ela existe: a preferência é sempre de quem vem da direita. Confesso que ainda não me acostumei com esse pequeno detalhe e vivo sendo xingada. Mas gente, qual é, estou numa rua de mão dupla, surge um carro à direita de uma ruazinha estreita e quer entrar na minha frente? Ah, tenha paciência né, a minha rua que é a principal, ele que espere! 

Mas para vocês terem uma noção de como a preferência para quem vem da direita é rigorosa, eles criaram uma placa (esta ao lado) que nunca tinha visto no Brasil. O triângulo quer dizer preferência, a seta larga indica a rua principal, e o rabicho no meio da seta indica que a rua que vem a seguir é de menor importância, então que neste caso, exclusivamente, pode-se seguir em frente sem parar para o chato à direita entrar.

À parte tudo isso, outra coisa que deixa a desejar na hora de dirigir é a velocidade. Aqui em Bruxelas, a velocidade máxima para andar na cidade é de 50km por hora. Isso mesmo, 50! (Imagina, eu não ando a 50km/h nem nas ruazinhas de São Paulo, me dá sono dirigir aqui!). Claro que em algumas avenidas você pode chegar a 70km/h, que são aquelas maiores, equivalentes às marginais, mas elas nunca fazem parte do meu caminho (obviamente)...

Saiu de carro, vai ter que estacionar.



Novamente, não sei como é no resto da Europa, mas aqui os belgas não sabem estacionar não. Morro de rir de ver o povo sofrendo para parar o carro. Eles sempre ocupam duas vagas (custa colocar o carro um pouco mais para frente?)! E baliza então... Esquece, isso não existe. Ninguém faz baliza, ninguém! Perguntei para algumas pessoas aqui, e elas me responderam que preferem procurar vagas mais longe. Mas quando não tem jeito, ao invés de fazer baliza, eles simplesmente entram na vaga de frente e sobem na calçada mesmo, pois é, inacreditável!


Agora imaginem só na Inglaterra, onde além dessas frescuras todas, o povo ainda tem que dirigir na mão contrária...

5 comentários:

Silvinha disse...

Olá,
faz algum tempo em que eu estou pensando na possibilidade de ir pra Bélgica depois que meu ano na Holanda acabar, em julho. Quero me familiarizar com a rotina e costumes, acredito que não seja tão diferente daqui. hehe
Mas também conhecer algumas famílias através da au pair e quem sabe rolar um replacement =]
gostei muito da sua escrita e desejo boa sorte, já que vc saiu de uma família aparentemente louca. =P

Jeh disse...

meu deus, to rindo com os carros estacionados!

andar a 50 por hora deve ser torturante pra vc, paulista que é, hahaha, bjssss

Anônimo disse...

Uma vez me disseram que dirigir em São Paulo funciona como a melhor escola de direção do mundo. Começo a acreditar! hahahhaha
Moça, por qual agência você foi pra Bélgica? Eu tô desesperada procurando uma e não encontro. :(

cariocaemgent disse...

tata eu estou na Belgica tb mas estou do lado dos ciclistas!
Aqui tem algumas ruas que o ciclista tem preferencia e os carros não podem ultrapassar, as ruas são sinalizadas e o chão é vermelho!
Fico P da vida qnd um carro tenta me ultrapassar nessa rua, e ai eu ando no meio da rua mesmo, de sacanagem uahauhauhauha.

Mas normalmente sou uma ciclista boazinha e não brigo com os carros pq eu zelo pela minha vida!! com exceção da rua vermelha rs

bjs carol

Tábata disse...

Hahahhaha, te entendo Carolina... Mas olha, eu respeito essas ruazinhas vermelhas, afinal sao tao estreitas! Nao entendo pq alguns andam no meio da rua, meio meio.

Mariana, olha eu vim sem agencia, procurei em sites como aupairworld.net. A unica agencia q descobri q fazia pra belgica eh a world study, mas era super caro, se bem q tbm foi super caro vir sem agencia... Mas olha, procura nas comunidades de au pairs na belgica no Facebook.

Obrigada Silvinha. Olha, pra ser honesta nao sou mto referencia pra falar sobre costumes belgas, afinal so morei com estrangeiros, franceses e alemaes, o q sei eu aprendo com a minha vizinha q eh belga. Mas olha, se vc ta pensando em vir, ja vai olhando familia. Vc qr uma familia q fale holandes ne? tem varias, so vai ser meio dificil de achar por bruxelas, talvez nos arredores, se informa com outras au pairs pela comunidade no face. Bjao e boa sorte, qm sabe nao nos conhecemos hein?! Qndo vier pra bruxelas me avisa q a gente se encontra, cipa vc pode ate ficar aqui em casa... bjs