sábado, 11 de abril de 2015

Ronde van Vlaanderen

Tabata Senna, 11/04/2015 - Asper, BE.

O norueguês Alexander Kristoff (equipe Katusha) confirmou o favoritismo, domingo passado, ao vencer a 99ª edição do Tour de Flandres (World Tour de ciclismo), na Bélgica. Ele completou o trajeto de 264,2 km em 6h26min32seg, seguindo  pelo holandês Niki Terpstra (Etixx-Quick Step) que obteve o mesmo tempo, milésimos de segundos diferença. O belga Greg Van Avermaet (BMC) cruzou a linha de chegada sete segundos atrás.
Os favoritos começaram a se destacar nos últimos 45 kms de corrida, na subida de Koppenberg no vilarejo de Kluisbergen, quando Terpstra seguido de Van Avermaet aceleraram. Mas foi somente a 28 km da chegada, em Maarkedal, que o norueguês e o holandês se isolaram e permaneceram numa disputa pelo primeiro lugar, mantendo-se Kristoff mais vezes à frente, com uma vantagem que variava entre 14 a 30 segundos do belga Van Avermaet.
 “Este era um dos meus maiores objetivos nesta temporada e eu consegui realizar”, declarou Kristoff a UCI (Union Cycliste Internationale).
Com esta vitória, o norueguês, 27 anos, passa a ocupar o segundo lugar do ranking UCI com 233 pontos, atrás do australiano Richie Porte (303 pontos) que não participou da corrida.  Kristoff ficou em 5ª lugar no ano passado, prova vencida então pelo suíço Fabian Cancellara, que não participou este ano devido a uma queda durante a corrida “E3 Harelbeke” há alguns dias, também na Bélgica.
Terpstra, 30, ficou na 6ª posição no passado e Van Avermaet, 29, ficou em segundo.
Dois acidentes marcaram a prova. Faltando 100 kms para a linha de chegada, um dos carros de assistência, Shimano, bateu no neozelandês Jesse Sergent (Trek), 26, que acabou abandonando a prova. Um primeiro diagnóstico indicou uma fratura na clavícula. Um pouco mais tarde, outro carro Shimano bateu no carro da equipe FDJ, o qual acabou atingindo o ciclista francês Sébastien Chavanel (FDJ), 34, que havia parado por um problema técnico em sua bicicleta e também abandonou a corrida. Chavanel ficou com um hematoma na coxa direita.
Entre as mulheres, foi a primeira vez que uma italiana ganhou. Elisa Longo Borghini (Wiggle Honda - WHT), 23 anos, terminou a prova em 3h50min43seg, em um percurso de 144,9 km, também realizada ontem. A belga Jolien D’Hoore (WHT), 25, terminou em segundo seguida da holandesa Anna Van Der Breggen (Rabo Liv Women Cycling Team), 24.
Ronde van Vlaanderen (em holandês) ou Tour des Flandres (em francês) é considerada a corrida mais importante da região e uma das mais intensas, devido a um total de 19 subidas e trajetos em paralelepípedo, aumentando o nível de dificuldade. A corrida tem seu ponto de partida em Brugges, cidade turística, conhecida como a “Veneza do norte” por seus canais e pontes. Passando por cidade menores como Kortrijk e Ronse, para terminar na cidade de Oudernaarde, a quase 60km da capital, Bruxelas.
Amanhã, dia 12, será realizada a prova Paris-Roubaix, às 10h30 horário local (05h30 horário de Brasília) com um percurso de 253,5 kms.

Nenhum comentário: