domingo, 25 de novembro de 2012

Transporte Público de Bruxelas

O transporte público aqui em Bruxelas é uma das coisas que mais me fascina nessa cidade. Tem de tudo o que você pode imaginar e mais. Ontem descobri um taxi maravilhoso. Vamos começar do começo.

Em Bruxelas existe: metro, tram, onibus, taxi e trem. 

TREM
O trem não faz parte do sistema de transporte público da cidade em si. Ele faz a conexão entre cidades belgas e estrangeiras. 

As principais estações de trem da cidade são a Gare du Midi, Gare Centrale e Gare du Nord. A Midi é a mais importante. É de onde partem a maioria dos trens que vão para outros países (atenção, a Midi também é a mais perigosa). Da Gare Centrale saem a maioria dos trens que vão para outras cidades aqui da Bélgica, e os trens da Gare du Nord vão para países ao norte, como Inglaterra e Holanda.

*Atualização (12/03/2015): Todos os trens para outros países partem da Gare du Midi. Os trens da Gare du Nord vão apenas para outras cidades dentro do país. Não existe trem noturno saindo da Bélgica. E se você for pegar o trem, principalmente em horário de pico, preste atenção porque eles costumam ter atraso e mudar de plataforma.

Dicas: existem dois tipos de trem aqui na Bélgica, o IC (entre estações centrais) e o IR (entre municípios). Os trens IC são aqueles que fazem só as principais estações, ou seja, vão direto para o destino final, sem ficar parando em todas as cidadezinhas, geralmente os IC vão para as cidades mais importantes. Já o IR para em todas as estações que houver pelo caminho, ou seja, quem pegar este trem vai descobrir que as viagens são mais longas. Então na hora de viajar, preste atenção nesse pequeno, mas importante, detalhe.


METRO E TRAM
Aqui em Bruxelas existem só quatro linhas de metro, e elas são duplas. Você deve estar se perguntando "o que raios são linhas duplas". Olhe o mapa do metro abaixo. As linhas 1 e 5, por exemplo, começam em lugares diferentes mas se juntam e fazem as mesmas 12 estações, para depois se separarem de novo. A mesma coisa acontece com as linhas 2 e 6. 

Metro linhas 1, 2, 5 e 6. A linha 3 e 4 são de Tram.
Quando eu cheguei por aqui e descobri isso, achei a coisa mais bizarra do mundo, sem contar um total desperdício de recursos. Para que fazer duas linhas diferentes que fazem o mesmo percurso se a cidade é enorme e precisa de transporte em outras regiões? Apesar disso parecer estranho, é de extrema utilidade. Pense no horário de pico. 

Imagine que você está na Sé e quer ir para a estação Barra Funda (SP) às seis da tarde. Aquela muvuca, empurra-empurra e cheiro de CC já veio à mente? Agora imagine que para chegar à Barra Funda existem 2 linhas de metro de destinos diferentes que passam pela Sé, fazem as mesmas estações até a Barra Funda e depois fazem caminhos diferentes. Ou seja, para o seu destino, você pode pegar qualquer um dos dois metros.

Deste modo, se a linha A estiver cheia, pode ser que a linha B esteja mais vazia (já que os destinos finais são diferentes varia a quantidade de gente de metro para metro). Assim, você pode evitar de pegar a linha mais cheia, é mais conforto para você e para àqueles que não tem opção e precisam pegar a linha mais cheia.

Abaixo foto do painel das estações do metro, muito útil e inteligente. Repare que nele há duas linhas, a 1 - Stockel (minha linha - lilás) e a 5 - Hermann-Debroux (amarela). São duas linhas porque na estação onde tirei a foto passam 2 trens de destinos diferentes. O trajeto em cinza são as estações que ficaram para trás (sentido contrário), e as coloridas é para onde o metro seguirá. Os pontos vermelhos são luzinhas indicando aonde está o metro no momento (chique, não?). E por último, os números "4" e "1" a direita do nome da estação indica quantos minutos até o próximo metro chegar.


De qualquer forma só 4 linhas de metro é muito pouco, e por isso a cidade ainda conta com 20 linhas de Tram. O Tram, para quem não conhece, é um metro de superfície, o antigo bonde. Ele costuma ser mais lento que o metro, mas é tão útil quanto. E a maioria das linhas também são duplas. (Em breve farei outro post só explicando os trams).



ÔNIBUS
Além dos transportes elétricos, também existem os ônibus  Ao total são 50 linhas só dentro da capital (ainda temos os ônibus intermunicipais).

O que eu mais gosto dos ônibus é que eles andam por cima da cidade, ou seja, você vê a cidade. Quando eu ando de metro, toda vez que desço em uma estação nova, me deparo com uma paisagem completamente diferente e sempre fico encantada imaginando onde eu estou, e sinto que estou perdendo a cidade. Por isso acho mais interessante andar de ônibus. O problema é saber onde descer.

Não sei quanto a você, leitor, mas no Brasil eu sempre detestei pegar ônibus sozinha para algum lugar desconhecido, simplesmente porque eu nunca sabia quando dar sinal para descer. Por isso, eu sempre evitei pegar ônibus por aqui. Se já não sei qual ponto descer na minha cidade natal, imagina no exterior (aqui não tem como pedir para o cobrador dizer qual é o seu ponto, primeiro porque não tem cobrador, segundo porque eu teria que explicar o local em francês).

Mas quinta passada não tive opção. Peguei um ônibus e fiquei encantada ao descobrir que eles tem uma televisãozinha na qual mostra o nome das próximas paradas, ou seja, eu não perderia o ponto! Devo dizer que quem inventou isso foi genial! Uma coisa tão simples e tão útil.Agora acho que só vou pegar ônibus daqui em diante...

Clicando aqui ou aqui você pode ver os mapas do transporte público de Bruxelas. 

NOCTIS (onibus da madrugada)
Infelizmente o metro, o tram e ônibus param de funcionar por volta da meia noite e meia e só reabrem às seis da manhã. Para isso criaram os "noite-bus". São os ônibus que circulam de madrugada. São ao todo 17 linhas, que funcionam de sexta e sábado (somente), da meia noite às 3h da manhã, com partidas de meia em meia hora. Eles saem quase todos do centro (estação Bourse).

A idéia é boa, mas se a festa acaba as 3h30 da manhã, você vai ter que esperar três horas na escuridão até o metro reabrir, ou terá que desembolsar uma grana para o taxi. 

Pensando nisso, criaram a idéia mais genial de todas. O Taxi Collecto (que usei recentemente e amei!). 

TAXI COLLECTO
O Taxi Collecto é um sistema de taxi que funciona todos os dias das 23h às 6h da manhã. Ele foi criado para suprir a falta de transporte público na madrugada. Cada viagem custa 6 euros (por pessoa), não importa a distância a ser percorrida (mais sobre o Collecto no site).

Ele funciona da seguinte maneira. Por toda a cidade existem pontos deste taxi (como pontos de onibus). Você deve ir em um desses pontos, ligar para a central (tem o número na placa), informar o número do ponto em que está, seu destino e seu nome. Dentro de 15 ou 30 minutos chega o taxi. Como é um taxi mais barato, o motorista vai parando no caminho para pegar mais pessoas que vão para a mesma região que você (até encher o carro). Por este motivo, pode ser que a viagem demore um pouco mais do que um taxi normal. Mas o custo certamente compensará.

A viagem custa sempre 6 euros, exceto para quem tem a carteirinha STIB, que paga 5 euros.

STIB
STIB (Société des Transports Intercommunaux de Bruxelles) é o nome da companhia que cuida do sistema de transporte público aqui de Bruxelas. Aqui está o site para quem quiser se informar melhor.  

A carteirinha STIB é um tipo de bilhete único. Existem os bilhetes anuais e mensais. Os bilhetes anuais custam por volta de 500 euros e para obtê-los é necessário ser residente. Os bilhetes mensais custam por volta de 50 euros. Qualquer pessoa pode fazer um bilhete mensal, inclusive turista, basta apresentar o passaporte e levar uma foto 3x4 (isso mesmo, não precisa comprovar hospedagem, nada). Ambos os bilhetes podem ser usados quantas vezes for necessário, não há um limite de viagens. Só podem ser usados em metro, tram e onibus (exclusivamente os da capital). 

Tarifas. Para quem não vai fazer uma carteirinha STIB é bom conhecer as tarifas dos transportes. Existem diversos tipos de bilhetes.
1 passagem = 2euros
Viagem de ida e volta (2 passagens) = 3,50e. (1,75 por viagem).
5 viagens = 7,50e (1,50 por viagem)
10 viagens = 13,00e (1,30 por viagem).
1 dia = 6,00e (passe do dia, pode ser usado quantas vezes quiser somente naquele dia. Acho este passe caro, em Liège por exemplo, o passe do dia custa 3,40).
Descobrindo Bruxelas: existem 3 opções: 1 dia (6,00e), 2 dias (10,00e) e 3 dias (13,00e).
Tudo sobre as tarifas no site.

Você pode comprar o bilhete em maquinas (que só aceitam moeda ou cartão), nos caixas (não são todas as estações que tem caixa) ou dentro do tram ou onibus (nunca dentro do metro! Atenção: os bilhetes comprados dentro do tram ou do onibus costumam ser mais caros).

Boa viagem e curta Bruxelas!

*Atualização 2015: desde que publiquei esse texto as tarifas foram alteradas (a passagem simples passou a 2,10, a do dia foi para 7,50) e alguns bilhetes foram abolidos. Nas maquininhas ao lado da estação só estão disponíveis os bilhetes: viagem simples, viagem do dia, viagem para o aeroporto. Os demais tipos devem ser comprados no guichê na aquisição de uma carteirinha.
Crianças menores de 6 anos viagem de graça.
Para saber mais entrem no site da companhia de transporte de Bruxelas clicando aqui.

8 comentários:

Jeh disse...

wow, curti o post!
A unica coisa que me perdi pra entender foi a carteirinha sTIB, vc paga esses 500 euros e fica isenta de pagar o onibus, metro e tram? Ou tem desconto pra pagar as passagens, tipo o taxi noturno que de 6 fica 5 euros?Quero saber mais sobre o tram, =)

To indo no Consulado Tata, busar meu filho chamado Visa, yaaaaaaaaaaaaaay

Maria Cecilia disse...

oi Tata tudo bem? O Atestado de Antecedentes Criminais é um dos documentos que voce teve que legalizar em 3 lugares diferentes? Ou apenas traduziu normal?

Lo disse...

O mais triste é saber q o BR tem grana pra implantar isso tudo, mas o dinheiro vai pra conta dos politicos.

Tábata disse...

Maria Cecilia, os antecedentes criminais eu nao precisei legalizar no itamaraty nao, mas eu fiz reconhecimento de assinatura em cartorio so pra garantir. vc pode ler as informacoes aqui: http://www.diplomatie.be/saopaulo/default.asp?id=28&mnu=28

Vc está vindo pra belgica??

Unknown disse...

Nossa, essa do taxi eu não sabia :OOOOO
Ideia de super gênio :O
É perfeito :o

Unknown disse...

Parabéns pelo blog. Irei a Bruxelas com esposa e filha de 4 anos e passaremos 5 dias. O hotel onde ficaremos é próximo a gare de midi e vc comentou q é mais perigoso. Mas até que ponto, mais perigos? A ideia é comprar passes de 3 dias. Esse passe permite andar em todo tipo de transporte público, exceto taxi? E criança de 4 anos tem que comprar o passe também? Grato pela atenção.

Unknown disse...

Oi, Tatá, tudo bem? Beleza pura o seu blog. Você pode me dar um help? Vou chegar de Amsterdam pela Gare Du Midi,no dia 29/07, por volta das 20h30min e vou ficar hospedada no hotel Ibis Brussels Off Grand'Place, na Grasmarkt 100
Brussels, 1000. Qual a melhor forma para chegar ao hotel? Desde já agradeço a força.

Grande abraço,

Cris Oliveira

Anônimo disse...

Cris essa regiao da GARE du midi é repleta de brasuca, se acaso sentir perdida e so prestar atençao que ouvira alguém falando portugues. Qto ao seu destino hotel Ibis, dentro da estaçao mesmo tem o tramme que te leva ao hotel,o numero dos trammes ( bondes) são 3 e 4 direçao gare du nord ai voce desce na estaçao Bourse e o restante voce faz a pé.o endereço do hotel é: Rue du Marché aux Herbes 100, Bruxelas coloque ele no google maps e escreve la no como chegar na letra A: GARE DU MIDI, Saint-Gilles na letra B poe o end. do hotel Rue du Marché aux Herbes 100, Bruxelas e clique em trasporte publico, e vc verá o trajeto.