sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Terminou antes mesmo de começar

Há dois dias atrás me mudei para a casa da família. Vida nova, família nova, país novo. Estou somente há dois dias aqui, e já me sinto em casa. A família? Um amor. As kids? Uns fofos. A vida? Uma delícia! Mas não foi sempre assim desde que eu cheguei...

Como assim faz só 2 dias que cheguei na família, se já estou há um mês aqui? Se fiquei "turistando" este tempo todo? Não, quem me dera! Vamos ao começo...

Quem leu o post "austeridade francesa" deve ter se perguntado o que raios aconteceu. Aqui vai:

Eu achei uma família francesa que me escolheu como au pair. Trocamos muitos emails, conversamos muito pelo skype. Nos conhecemos em julho, em agosto fechamos e eles me queriam na casa dia 1 de outubro. Ou seja, eu tinha 1 mês para conseguir a documentação toda e enviar para eles. Corri atrás de tudo e, por sorte, deu tempo.

Tive alguns probleminhas para conseguir reunir toda a documentação, afinal eu precisei legalizar em 3 lugares diferentes (como já escrevi aqui). Uma semana antes de embarcar tive que mudar a passagem e foi um pouco complicado, mas consegui. Como de costume, informei a família sobre a passagens e as mudanças das datas. Há 3 dias do embarque, recebi um email chocante da família, e que jogou toda a relação por água abaixo (embora na hora eu não soubesse disso).

Aqui está a tradução do e-mail:

"Outra vez leio um email seu em que você está com problemas. A solução para a sua passagem eu não tenho. Eu acho que será muito complicado se você não conseguir achar uma solução por si mesma, é você que deseja vir.

Você tem 24 anos e se você deseja ser uma au pair é você que deve tomar boas decisões e se mostrar madura. Eu tenho 3 filhos e não preciso de uma quarta criança na casa. 

Se for muito difícil, é melhor que você fique no Brasil e nós não começamos uma relação complicada e difícil que será desastrosa para nós duas. 

Eu, infelizmente, já tive uma experiência ruim com uma outra au pair que não era adulta e foi muito difícil de lidar e principalmente eu não tenho tempo neste momento para solucionar os problemas dos outros.

A decisão é sua, se você vier seja adulta e madura. Boa noite".

Este email foi um choque. Um balde de água fria. Tremi nas bases e decidi não ir. Mas fui convencida de que ela estava me tratando como um chefe trata seu empregado. Respondi o email dizendo que ela tinha entendido tudo errado, que eu já tinha resolvido tudo. Criei coragem e embarquei.

Embarquei, mas não feliz como eu deveria estar. Embarquei com receios, mentalizando que era um emprego, decidida a não contar mais nenhum problema que eu viesse a ter no futuro. Fiquei mais fechada do que o esperado. E a relação, como só poderia ser, não aconteceu. O fracasso era eminente!

Mas antes de ruir de vez, muita coisa aconteceu!

7 comentários:

Kamyla Amorim disse...

Mais você está com essa familia???

Tábata disse...

Ihh Kamyla, a história é longa... nao vou te dizer o final ne, vai lendo... rs

Jeh disse...

Agora sim Tata, vai dar tudo certo vc vai ver! Primeiro vem a tempestada pra depois chegar o arco iris! beijinhosss

quel123 disse...

gente, voce eh muito fofa -- essa familia tem sorte! eu estou procurando uma au pair, moro em Bruxelas, vi seu perfil na GAP... mas agora vejo que voce encontrou uma familia! boa sorte pra voce!

Luana disse...

Oi Tata, bem vinda a Belgica, mesmo com esses probleminhas que to vendo que voce teve...
Se voce precisar de alguma coisa, se dicas (olha a pessoa se achando a conselheira?), de ajuda, de chorar num ombro brasileiro.. hahaa.. me fala, ta?

Eu moro meio longe de bruxelas, mas tamozai! =)

Luana disse...

ahhh... E sobre o comportamento dessa mulher... Bem, eu acho bem grosseiro tambem, mas depois de mais de 5 anos morando por aqui eu descobri que eh apenas a maneira deles serem.
Uma vez uma pessoa que trabalha aqui comigo - brasileira tb - teve um problemao na família, o pai estava morrendo de câncer no Brasil...
Ela foi aos prantos contar pro nosso chefe - normal, eu também fiz isso quando o meu pai estava bem doente, mas isso foi na Suécia - e ele disse que ela podia ir pro Brasil vê-lo.
So que eles dao apenas uma semana de licenca pra coisas assim e ela ficou um mes la, porque as coisas realmente estavam ruins..
aqui? Foi o maior fua! porque acharam que ela estava usando isso como desculpa para passear - veja so! - e chegaram a pensar em demiti-la... Ela ficou sem salario aquele mês e demorou muito pra voltarem a ter confiança nela - se eh que voltaram!
aqui eh assim, se vc tem problemas, eles nao querem saber!

Luana disse...

poxa, escrevi, escrevi e nem me respondeu nada... =(

snif