domingo, 5 de agosto de 2012

Dicas

Antes de eu decidir ser au pair, como toda boa jornalista, fiz muitas pesquisas, li muitos blogs, enfim procurei muitas informações. Isso porque ser au pair não é uma decisão fácil, afinal você vai passar no mínimo um ano morando na casa de pessoas que você não conhece, cuidando de crianças que não são suas e tudo em outra língua, claro.  Bom, tomada a decisão, resolvi começar este blog, então nada mais justo do que compartilhar minhas zilhões de pesquisas.

Blogs. Aqui vai uma lista de blogs de outras au pairs que li:
  • Blog da Lorena, foi au pair na França.
  • Foi au pair na Irlanda e agora foi para a Itália.
  • Este blog é de uma americana, mas apesar de ser em inglês é bem bacana porque ela teve uma experiência bem diferente. Primeiro a família alugou um estúdio só pra ela, depois porque além de trabalhar como au pair ela arranjou um estágio (não-remunerado) na área dela. 
  • Blog da Patrícia, au pair na Bélgica.
  • Blog da Ana Paula, foi para a Suiça, mas não teve uma boa experiência, embora depois tudo tenha dado certo de outro modo.
  • Blog da Mirna, que foi au pair nos EUA. Li o blog dela só para ter mais noção do dia-a-dia de uma au pair.  
  • O blog da Ju é muito bacana porque traz dicas excelentes.
  • O blog da Jeh é novo, e assim como eu, ela também quer ser au pair. 
  • Este último é muito interessante porque é o blog de uma HOST MOM, ou seja, a visão e opinião do outro lado. Ela dá dicas para as famílias, achei interessante ler para ter uma noção do que elas pensam de nós (em inglês).
Estes dois outros blogs são de duas meninas que não foram como au pair, mas falam coisas interessantes sobre a França, já que moram por lá.
  • O blog da Amanda me conquistou pelos posts "Top 10" (coluna do lado esquerdo).
  • O blog da Mirelle tem dicas interessantes sobre viagens e outras coisas. 

Bom, estas são as minhas dicas de leituras. Agora vamos a outras dicas. Como vou para um lugar que fala francês procurei coisas em francês, como filmes, séries, músicas e mais. 

Séries e filmes. Quando eu comecei a estudar inglês comecei a ver séries (Friends) todos os dias, mas todos os dias mesmo, e assim eu aprendi rapidinho a falar inglês. Então, para facilitar o aprendizado de francês resolvi fazer a mesma coisa. Só tem um problema, é muito mais difícil achar sites com séries em francês, fora que OK, você pode até achar séries em francês, mas e a legenda? Então procurei séries americanas dubladas em francês (assim fica mais fácil achar a legenda). Procurei por quase 3 meses até que finalmente achei um site bom. 
  • Este site tem séries, além links para sites com filmes. 
  • Este e este sites são bons para procurar as legendas. 
  • Também achei um site com séries e filmes dublados em italiano para quem tiver interesse, só estou pondo aqui para aproveitar o espaço.
Músicas. Música é outra maneira muito boa para aprender outra língua. Enquanto eu estava estudando francês, pedi recomendações de artistas e bandas francesas para todos os meus professores, mas por algum motivo, nenhum deles sabia me recomendar, então fui atrás eu mesma. Vou passar alguns nomes interessantes que achei.
  • Gaëtane Abrial, ela canta músicas ao estilo country. 
  • Zaz, ela tem um estilo meio blues, chamaria de MPB francês, ela tem uma voz muito bonita, essa foi uma dica da Mirelle. 
  • Mika, sei que ele é inglês, mas esta música dele é em francês e é um desafio cantá-la pra mim. 
  • Jacques Dutronc, (mais uma dele, esta foi uma indicação da Amanda, embora eu só tenha ouvido muito tempo depois), estas duas músicas são super conhecidas na França.
  • Jenifer, bacana, é uma dica na verdade da Jeh.  
  • Bensé, ele tem um estilo meio Bob Dylan.
  • Coeur de Pirate, esta  é uma banda, foi indicação de uma amiga do francês.
  • Calogero, ele costuma tocar mais rock, embora essa música não pareça muito (foi com esta música que eu aprendi a pronunciar o "U" com biquinho que só os francês sabem fazer).
Essas são as bandas e artistas que conheço por enquanto, com certeza conhecerei mais quando estiver lá, do outro lado do oceano. 

Outros. Achei um site muito, mas muito bom mesmo, que ensina francês (que foi na verdade uma dica da Ju). O site na verdade é uma junção de vários sites com exercícios de francês, com gramáticas mas também coisas interessantes como músicas, filmes etc, que aliás foi de onde tirei a maioria das músicas aí de cima. 
Achei um site (dica da Mirelle) para conversar em outra língua bem interessante. É um site que reúne pessoas que gostariam de aprender ou melhorar um novo idioma. Para isso as pessoas se cadastram, dizem qual sua língua natal, e quais querem aprender. Assim as pessoas se conhecem e trocam informações sobre suas línguas, podem se conversar por escrito, oralmente, através do skype, ou podem até mesmo se conhecer pessoalmente. Eu usei o site, mas não me rendeu grandes coisas, quero dizer, cheguei a conversar com algumas pessoas em francês e em italiano, mas foi só, logo perdi o interesse. 
Este último site é mais uma dica para quem for para a Suíça, mais especificamente Genebra. Achei um tipo de clube para au pairs, o que sem dúvida é uma idéia bacana. 
Bom, por enquanto é isso. Espero ter sido útil! Quando eu descobrir mais alguma coisa compartilho aqui. 

*Dica extra. Baixar músicas em francês é um pouco difícil, convenhamos. Mas graças a uma amiga consegui um programa que baixa músicas direto do youtube, o que facilita um pouco as coisas.  
  • Programa para baixar músicas e vídeos direto do youtube. Depois que baixar e instalar, é só procurar o "Free Youtube to MP3 Converter", depois é só copiar e colar o link do youtube e voilà. 

5 comentários:

Raquel disse...

Oi Tata!
Obrigada por entrar em contato comigo! Vou dar uma olhada nos sites que voce indicou! Eu to pretendendo ir no ano que vem.
Assim como no blog da Lorena, eu ja tive duvidas no seu!Rs! Como voce conheceu a sua familia?

Voce ja vai em outubro! Tá super em cima! Tá ansiosa ja né?! Toda sorte do mundo pra voce!

Vou ficar te acompanhando aqui!

Beijo!

Jeh disse...

Olha só, fui citada 2X! hehehe.

Jenifer é mtooo bom!

Agora fiquei na dúvida, é Táta ou Tatá? >.<

Seu blog todo cheio de informações e o meu maior pobrinho ainda! To adorando os posts!

beijosssss

Tábata disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tábata disse...

Oi novamente, nao consegui escrever por email, bom, entao aqui vai.

Olha, achei a minha familia por este site: http://www.aupair-world.net/
A melhor época para achar uma família é por volta de fim de maio, começo de junho e julho pq as familias precisam de alguem novo em setembro, que é quando as aulas la no hemisfério norte começam, e eles precisam de pelo menos 1 mes pra preparar a documentação toda, tirar o visto, essas coisas.

Bom, la no site eu fiz um perfil e mandei zilhoes de pedidos de interesse, e muitas familias responderam q nao, mas algumas responderam q tinham interesse. Cheguei a 3 familias. Falando com uma percebi q nao ia dar, com a segunda eu adorei msm a familia, mas conversei com a au pair atual da terceira familia, vi as kids e me apaixonei por eles, e foi assim q cheguei a uma familia. Vou escrever mais sobre isso depois, se passar o seu email te explico melhor.

E sim, estou com mto mto medo e super ansiosa pra ir, viu! Medo de q a familia nao goste de mim, medo de q eu nao me de bem com as kids, medo de nao gostar dessa vida de au pair, medo nao entender nada em frances. Vish, eh tanto medo q nem sei explicar. E ao msm tempo to ansiosa pra começar logo, pra parar de pensar nisso tudo e viver sabe. Haha...

Bom, te conto melhor depois, me passa o seu email.

Tábata disse...

Jeh, costumam pronunciar Táta, mas nao costumo usar acento.
Obrigada, to gostando mesmo de escrever, vc tinha razao, ainda bem q comecei logo! Continua escrevendo o seu tbm, sempre vou la dar uma espiadinha pra ver se tem algo novo.
Bjs