sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Documentos (um mal necessário)

Acho que a pior parte de qualquer viagem internacional é o visto. Documentos e mais documentos, um mal necessário né? Afinal, sem eles não tem visto, e sem visto ou não tem viagem ou é tudo na ilegalidade, ou seja, ou tiro ou tiro. Então...bora lá!!!

Confesso que no começo fiquei completamente perdida com essa papelada toda, ainda mais que estou fazendo tudo isso sem a intermediação de uma agência, então resolvi compartilhar a minha experiência, assim quem estiver passando pela mesma coisa não fica assim, ao léo...
Bom, depois que eu encontrei a minha família começou a correria com os documentos para tirar o visto. Antes de mais nada liguei para o Consulado da Bélgica, e eles me disseram que se eu entregar todos os papéis certinhos o visto sai em uma semana. Rapidez e eficiência. Já estou gostando dos belgas.


Documentos que você deve enviar para a família:A família vai te enviar um contrato que você deve assinar e mandar de volta para eles com os seguintes papéis junto:
  • Cópia do passaporte (coloridas, nítidas e mais, de todas as páginas, até as em branco, vai entender...)
  •  Diploma traduzido (do seu último grau escolar, no meu caso da universidade)
  • Histórico escolar (também do seu último grau escolar, não precisa ser traduzido)
  • Documento médico (um papel que um médico credenciado pelo consulado deve preencher atestando a sua saúde. Atenção: leva 2 folhas, uma deve ser enviada para a família, a outra deve ser levada para o consulado)
  • Atestado de Antecedentes Criminais (são dois, um na Policia Federal e outro na Policia Civil do seu estado, podem ser obtidos pelo site)
  • Cópia do diploma do curso de francês (ou, como é no meu caso, atestado de estudo, porque eu não terminei, com o nº de horas estudadas e o seu nível).
*Atestado de seguro saúde internacional traduzido (sim, para a Bélgica você terá que fazer um seguro saúde internacional, e lá a família vai fazer um outro seguro deles para você) NAO, É A FAMÍLIA QUE DEVE FAZER
Documentos que você deve enviar para o Consulado:

  • Passaporte (válido por no mínimo 1 ano)
  • 2 fotos 3x4 (aconselho a tirar mais de 2)
  • Formulário "Pedido de Visto D" (2 cópias) preenchido com letra de forma
  • Atestado de Antecedentes Criminais (da Polícia Federal e da Polícia Civil do seu estado, pode ser da internet)
  • Formulário de opção de idioma em que você quer receber a notícia
  • Comprovante de pagamento das taxas consulares (só precisa pagar a do visto D)
  • Permissão de trabalho belga (este documento deve ser enviado pela família, a qual só conseguirá obter o documento depois que você enviar os documentos para eles)
  • Atestado Médico (normalmente deve ser com um médico credenciado pelo Consulado, eles cobram caro, então antes de marcar a consulta ligue pra vários e pergunte o preço, achei um que cobra R$440,00 e outro que cobra R$190,00. Não precisa ser por um médico credenciado, só que aí você terá que levar o formulário exato de au pair e pagar uma taxa de legalização).

Antes de ir no médico você vai precisar realizar alguns exames: raio x do tórax, reação sorológica para sífilis, hepatite A, B, C. Dicas de locais para realizar os exames caso não tenha convênio: Lavoisier Popular, Serviço de Saúde Pública - este último só realiza alguns desses exames, os relacionados às DSTs).
E aí, complexo não?


*** Você, au pair, não precisa fazer seguro saúde nenhum, quem deve fazer é a família, eu fiz porque a família me obrigou e eu ingênua acreditei. Seguro saúde é responsabilidade da família!

5 comentários:

Jeh disse...

Oi Táta(posso chamar assim ne? rs), meniiiiina! Quanta documentação! O francês é mais fácil viu??? Mas boa sorte com tudoooo!


beijos

Helena disse...

Oi! Estou fazendo a documentação para o visto D e estou na dúvida se realmente leva uma semana para sair. Quanto tempo levou o seu visto? Fui lá no consulado e a mulher me disse que pode levar até 6 meses!! :O Acho que ela não tava a fim de trabalhar...

Tábata disse...

Quem me disse uma semana foi a moça no consulado de SP.
Eu acabei tirando minha documentação aqui na Belgica, levou ao todo 2 meses, na verdade foi um mes e meio para o visto de trabalho, e 2 semanas para o visto em si.

Helena disse...

Obrigada pela resposta!
Vou lá amanhã e tento confirmar o tempo mais realista, porque seis meses me parece absurdo. Acho que ela falou isso para tentar me convencer a fazer que nem você, chegar no país e depois pedir o visto. Valeu! :)
Abraços
Helena

Daline Aguilera disse...

Nao tem como ir pra Belgica com a permissao de trabalho e tirar o visto ai? Eu super to na correria, fazendo tudo sozinha, e achei que essa permissao de trabalho era tudo =\ agora eu to com a passagem comprada pra daqui 16 dias, acho que nao vai dar tempo de chegar a work permit e eu ir no Consulado. PS: se eu for no Consulado ao inves de enviar por correio, sai na hora ou demora igual? Obrigada!!