sábado, 11 de agosto de 2012

Como comecei...Ou, Agência ou Site?

Algumas pessoas tem me perguntado sobre o processo para me tornar uma au pair, como fiz, onde encontrei a família, etc. Então achei que seria uma boa idéia de post. Este será um post só para quem procura a Europa como destino. (Será um post longo).

Existem duas formas de ser au pair na Europa. Através de uma agência ou através de sites. A diferença básica entre os dois é que a agência vai fazer por você o que você faria sozinho por um site. (Au pair nos EUA só é legalizado através de agências). Os dois tem suas vantagens e desvantagens, claro, então você deve analisar o que é melhor para você.

Agências. A maior vantagem de ir com uma agência é a segurança, o esclarecimento quanto as regras, leis, e a papelada toda. A agência vai te explicar como funciona o programa, horas trabalhadas, salário (ou "dinheiro de bolso" como eles chamam), férias, re-match, etc. Qualquer problema você pode pedir socorro, entende? Mas não se engane, ir com agência não é perfeito. Primeiro porque as agências cobram caro, você só pode escolher um país de destino, tem que comprovar 200 horas de trabalho com crianças (com site não é necessário)*, e as famílias podem demorar a aparecer (isso porque na Europa é comum contratar au pair somente através de sites). Sei de meninas que pagaram agências há quase um ano e nada. 

* Se você não tem experiência com crianças entre em contato com creches, escolinhas, jardins de infância e peça um estágio voluntário. Procurem também trabalhos sociais em igrejas, cuidar dos filhos do vizinho, acampamentos, ou entre para o CISV. Tente trabalhos com crianças de 0 a 10 anos para que possa ter uma idéia  de qual faixa etária você prefere. (Eu, por exemplo, descobri que odeio bebes, são lindos só de longe, hahaha, prefiro os de 3 anos para cima).

Sites. Existem diversos sites especializados no programa de au pair.  Como diz a Marissa, não seja ingênuo, faça perfil em vários sites. Os mais conhecidos são: Au Pair World, Great Au Pair e Au Pair Connect (consegui com o primeiro). O primeiro site fornece as leis, valores e informações no geral sobre o programa em cada país, dê uma conferida.

O lado ruim de ir através de um site é a segurança, afinal, qualquer um pode fazer um perfil. É chato também ter que negociar tudo com a família (eu, por exemplo, sou péssima negociadora), fora o medo do maldito re-match. Por outro lado você terá mais flexibilidade, por exemplo, o salário máximo pelas agências é de 320 euros (para a França), mas por site você achar uma família disposta a pagar mais. Outra vantagem é que através de site você pode procurar famílias em diversos países, sem contar que assim você não paga os preços abusivos das agências (gente, é abusivo sim!). Lembre-se que você terá contrato, com ou sem agência, e isso já dá uma certa segurança. (NUNCA vá para uma família que não queira fazer contrato).

Quando achar uma família, nunca se restrinja somente a ela (mesmo dando certo, continue conversando com outras, digo isso porque achei uma família perfeita, e só falava com eles, de repente eles me disseram ter encontrado a au pair, e tchau-tchau), e claro, seja flexível. Se você faz questão de ir para Paris, por exemplo, vai demorar mais para achar uma família e talvez tenha que aceitar condições um pouco piores. Se não gostar da família ou de alguma condição, não hesite em dizer não, afinal você vai conviver um ano com eles, tem que gostar! E se a família quiser pagar salário e escola de língua, não vai ficar cobrando a condução. 

Dicas: para garantir um pouco a segurança através de sites, quando você conversar com a família, peça para falar com a au pair anterior (se houver, e não fale na presença da família), peça para ver as crianças, peça o site da escola de língua, peça para ver fotos do quarto e procure no google o site da prefeitura da cidade. Pergunte sobre a rotina e quais serão suas tarefas na casa (porque sempre vão te pedir para limpar alguma coisa, assim você pode verificar se eles querem só uma empregada).

Se prepare financeiramente. Antes de fechar com alguma família, olhe o site da prefeitura, descubra o valor dos transportes, se tem biblioteca, piscina municipal (na Europa costuma existir piscinas públicas que cobram em torno de 1, 2 euros a entrada). Entre em sites de mercados, como o carrefour ou e.leclerc, e lojas e dê uma olhada nos valores, isso vai te ajudar a ter uma idéia se o seu salário será suficiente. 

ATENÇÃO: descobri que o programa de au pair para a Inglaterra é ILEGAL para brasileiros. Então cuidado, se alguma família da Inglaterra tiver interesse em você, é golpe, ponto. Não aceite, por mais dinheiro que ofereçam.

Minha saga.

Antes de decidir ser au pair resolvi descobrir se eu tinha paciência com crianças. Para isso eu entrei em contato com o jardim de infância que frequentei quando criança para pedir um estágio (voluntário). A diretora lá, uma graça, me aceitou e lá fui eu. Resultado: amei as crianças. Paciência? Descobri que tenho. (Espero que continue assim lá do outro lado do oceano). Paciência: ok. Experiência: ok. Resolvida essa questão lá fui eu atrás de todo o resto.

No começo eu até fui atrás de agências, fiz cotações e tal, e até estava considerando pagar uma agência (pela segurança mesmo). Mas resolvi fazer um perfil em um site só para dar uma olhadinha nas famílias, e ver, de repente, no que dava...E deu! Fui me empolgando, entrando em contato com muuuitas famílias (quase todas que tinham), muitas responderam negativamente, mas algumas gostaram de mim. Fui conversando, trocando e-mails, informações, até que achei uma família que gostei. Vi as kids, conversei com a au pair deles que me esclareceu tudinho e pronto, fechei! Então o site deu mais certo para mim.

Fiz o meu perfil no meio de junho, e em um mês achei a família. Normalmente não é tão rápido assim, diria que tive sorte, mas a época do ano também influenciou. A melhor época para procurar uma família é entre maio e agosto, que é quando tem mais ofertas de famílias. Isto porque o ano letivo deles começa em setembro.

Boa sorte para quem vai iniciar esse processo. Qualquer dúvida pode perguntar.

Um comentário:

Jeh disse...

Tata diz: Sei de meninas que pagaram agências há quase um ano e nada.

Prazer, Jéssica.
hahahahah

É foda! Me inscrevi na World Study em novembro e NADA ATÉ AGORA, já achei minha familia pelo au pair world e a desculpa que a agência me dava era: vc não tem habilitação. Já pelo site conversei com várias famílias e não tive problemas por não dirigir, claro que demorei uns meses a mais, mas encontrei a família perfeita(pelo menos até agora ne, rsrs) Vc foi uma sortuda por ter encontrado em 1 mês!!!

beijosss