quinta-feira, 24 de setembro de 2015

E a terra fez a curva!

Morando aqui dois anos, essa é a segunda vez que vivo o verão, e seu fim. E nas duas vezes tive a mesma sensação quando o fim do verão chegou: a terra fez a curva! Quase como se ela tivesse virado a esquina e entrado numa avenida fria e loooonga. 

O engraçado é que não tenho a mesma sensação com a chegada do verão ou da primavera. Essas estações deliciosas chegam aos poucos, timidamente: um dia quente, um dia frio, uma semana ensolarada, dois dias chuvosos... Até que vai esquentando, você vai se acostumando progressivamente, esquece que existe casaco (e aquela saudades imensa do Brasil, em grande parte devida ao clima, até diminui).

E de repente, a terra faz a curva! (O mais engraçado é que ela faz a curva sempre na segunda semana de setembro). Ainda temos dias bonitos, ensolarados, mas agora gelados. Porque aqui sol não é sinônimo de calor. Então é hora de você guardar os shorts no armário e tirar os casacos, isso mesmo, não há dias repentinos de calor no meio do inverno como acontece no Brasil. 

Mas sejamos positivos né, pelo menos aqui temos cores que não observamos no Brasil, exatamente pela falta do frio. Deixo aqui fotos que fiz no meu tempo de au pair, nas quais se pode ver o resultado do clima na paisagem.
Vista do meu quarto: verão
Vista do meu quarto: outono
Vista do meu quarto: inverno
Vista do meu quarto: primavera.


Parque Cinquantenaire: outono
Parque Cinquantenaire: inverno


Parque Cinquantenaire: primavera 
Parque Cinquantenaire: verão (as montagens eram para um festival)

Parque Cinquantenaire vista para o outro lado. Da esquerda para a
direita, de cima para baixo:  outono, inverno, primavera e verão.

Rua perto de casa, árvores de cerejeira outono e primavera.

A Jéssica, brasileira que mora em Lyon, na França, expressou exatamente o que sinto quando a terra faz a curva em seu texto: 23 de setembro, clique aqui para ler.

2 comentários:

Jeh disse...

Aaaaah sua linda! obrigada por citar meu texto aqui!
Amei sua ideia de fazer a mesma foto em casa estação do ano, vou roubar descaradamente hahahahaha

um beijão

Tábata disse...

Hahahahah, sem problemas! Comecei de novo mas agora em Gent. Alias, fica a dica, escolha um lugar em que a paisagem mude bastante, tipo um parque com arvores que deem flores, se nâo primavera e verâo fica tudo igual.

De nada! Gostei muito do seu texto e expressa realmente o que sinto quando o outono chega haha! Fiquei inspirada ao lê-lo.

Bjs