quinta-feira, 26 de março de 2015

O segredo da batata frita belga

Quem nunca ouviu falar dos chocolates belgas? E das cervejas? Duvel, Leffe... (existem tantas cervejas que você seria capaz de tomar uma diferente todos os dias em um ano e nem se quer repetir).  Mas e as batatas fritas belgas, já ouviu falar? Huuum... Mais gostosas que os chocolates!


Eu nunca fui muito fã de batata frita e por isso demorei para provar uma aqui. Por mim, valia mais a pena gastar meu dinheiro com wafels (outra especialidade das boas) . Até que um dia provei uma batata frita de uma amiga. E minha nossa, que batata é essa?! Foi a melhor batata frita que já provei na minha vida!

Exagerada, eu? Talvez... Mas imagine uma batata mais levinha, mas mais carnuda. Com mais gosto de batata do que fritura. Crocante... Huuum... São realmente deliciosas, únicas! Se um dia você puder provar, não perca! Vale cada centavo.

Os belgas são loucos por suas batatas fritas. É possível encontrar uma "frituur" (fritura ou casa da batata frita) quase a cada esquina. Em quiosques, trailers ou lanchonetes. Moro numa cidade minúscula chamada Asper, que se resume a uma rua principal com uma igreja, uma padaria, uma escolinha, uma farmácia e... Uma frituur! Não tem nem mercado. Mas andando por aqui já vi 3 frituurs.

Elas são vendidas em cones de papelão ou potes. Dica: escolha o cone, você terá mais batatas e elas ficarão quentinhas por mais tempo. Não se assuste se te oferecerem maionese para acompanhar, eles adoram fritas com maionese. É a moda belga. Ou outros molhos, eles tem uma grande variedade.


Nos restaurantes, elas são acompanhamento de muitos pratos. Tem até o famosíssimo "Moules Frittes" (mariscos com fritas) encontrado em tudo quanto é restaurante na Bélgica. Às vezes, muitas vezes, eles comem fritas como uma refeição, o almoço, por que não?  Pois é, é ícone nacional.

Diz a história que a batata frita foi inventada pelos belgas. Algo do qual eles se orgulham muito!


Um artigo de 1781 conta que os habitantes de classe baixa de Namur pescavam e fritavam os peixinhos que conseguiam pegar nos rios Meuse ou Sambre (ambos cortam a cidade). No inverno era quase impossível pescar, assim eles se habituaram a cortar batatas em forma de peixinhos e fritar. E assim, de acordo com a lenda, foram criadas as primeiras batatas fritas.



Eles já fizeram até concurso para eleger a melhor batata frita de Bruxelas. A Maison Antoine, localizada na Place Jourdan, perto do metro Schuman, e Frit'Flagey, na Place Flagey, são até hoje consideradas as melhores.


E eu descobri o segredo!


Um dia quis fazer batata soté aqui em casa para acompanhar o bife. Mas só tinha uma tal de batata vermelha. Cozinhando descobri que elas eram diferentes. Mais duras, demoravam mais para cozinhar, e quando cozidas, que desastre, desmanchavam! Ou seja, fiz purê. Avisei que o prato original seria levemente alterado e meu namorado (que aliás é belga) foi verificar. Quando viu, ele deu risada e falou "essas batatas são para fritar".

Voilà! Descobri o segredo belga da batatas fritas!

À propósito. Você já tentou cozinhar em outro pais? Que desafio...



OBS: também é possível encontrar batatas vermelhas no Brasil, mas costumam ser mais caras.
Place Jourdan fica ao lado do metro Schuman, linhas 1 e 5.
Place Flagey acessível com os trams 81 e 83, ônibus: 38, 59, 60, 71.

Fonte: insidebrussels.be

Nenhum comentário: